CONTRATURNO
A partir dos 7 anos
No Contraturno, o trabalho é baseado nos sentimentos que afloram e são eles os fatores de aprendizagem que devem ser considerados. Agora para a criança o mundo é belo.
A partir dos 7 anos a criança já teve uma amadurecimento corporal e agora está pronta para conhecer o mundo de outra forma, através de um estudo mais formal e do uso da memória.
O ritmo continua sendo um elemento fundamental, por isso, o ritmo escolar acompanha o ritmo da vida: ao iniciar o dia, todas as classes desenvolvem um trabalho denominado “Ritmo Inicial”, que acorda energias e forças necessárias à aprendizagem da criança: verso da manhã, alongamento, trabalho corporal, exercícios rítmicos, arte da fala e eurritmia são algumas atividades realizadas.
Após este momento, se inicia a “aula principal” na qual os conteúdos curriculares (alfabetização, português, matemática, etc) são trabalhados em unidades chamadas “épocas” com duração aproximada de um mês. Esta forma de ensino tem por finalidade mergulhar inteiramente nos conteúdos abordados ligando-os aos outros conteúdos da vida. As crianças também participam de atividades como pintura, trabalhos manuais, música e culinária.
Para o desenvolvimento saudável do ser humano o pensar, o sentir e o querer devem ser igualmente desenvolvidos, por isso os professores no Contraturno reúnem elementos científicos, artísticos e morais para estimular pensamentos claros, sentimentos ricos e responsabilidade no atuar no mundo.